#ficaemcasa e deixa as #mamaslivres

O meu texto mais lido na plataforma Medium é um em que conto como me libertei dos sutiãs (no blog podem encontrá-lo aqui). O que eu me esqueci de mencionar nesta publicação foi que o que me levou a tomar os primeiros passos para essa liberação foi um momento da minha vida que na realidade tem algo em comum com o momento presente. 

Há 3 anos atrás tinha acabado a parte presencial do mestrado (as aulas), estava dedicada ao projecto final e ao mesmo tempo trabalhava como designer freelancer para duas marcas diferentes, ou seja todo o meu trabalho era feito sobretudo a partir de casa – quase como agora (em circunstâncias diferentes, está claro). O facto de passar a maior parte dos meus dias dentro de casa e sem sutiã foi muito importante porque me desabituei dos apertos e a dita peça de roupa começou a parecer-me ainda mais incómoda das poucas vezes, e durante as poucas horas, que a usava. 

Porque é que venho trazer à tona este tema novamente? Porque neste momento muitas mulheres estão a ter que trabalhar desde casa e com ainda menos razões para sair que as que eu tinha na altura. Este artigo é um convite. Um convite para experimentares (tu mulher que me lês) ser “bra -free” durante esta quarentena. 

Desde que começou a quarentena tens usado sutiã dentro de casa? Sim? Por comodidade ou por hábito? Porque te sentes menos atrativa sem ou porque achas que as mamas vão descair se não estiverem todo o tempo suportadas pelo sutiã? Não? Mas sentes a necessidade de o pôr para ir à rua passear o cão ou até quando vais levar o lixo ao contentor que tens a dois ou três metros de casa? Sentes a necessidade de vestir o sutiã para receber uma encomenda ou para falar com os teus amigos e família por videoconferência? Porquê? 

Incentivo-te a aproveitar este momento de retiro obrigatório, no qual o ritmo de vida abrandou consideravelmente (se és como eu umx dxs privilegiadxs que pode trabalhar desde casa), para questionar aquelas coisas que não questionas normalmente, como a razão pela qual usas sutiã.  

É óbvio que falo desde uma experiência muito pessoal, e tenho que aceitar que haverão pessoas que se sentem mais cómodas com o sutiã vestido do que sem ele (mas no fundo acho que isso é mais o hábito e a cultura a falar que a verdadeira comodidade física). Por outro lado acho que é o momento ideal para experimentar mudar hábitos para ver o que acontece.

E se deixas completamente de usar sutiã durante um par de semanas (ou um mês que isto vai para longo) e descobres que podes respirar melhor, que tens menos dores de costas e de cabeça, que tens mais autoestima, que te preocupas menos com o que os outros pensam e que a as tuas mamas afinal não desceram? Se calhar depois desse período de prova até te apetece continuar com a experiência e com mais tempo de mamas livres talvez descubras que tens menos tendência para criar quistos (um problema que muitas mulheres têm), que já não sofres de dores no peito nem nos mamilos ou até mesmo que as tuas mamas estão mais firmes do que nunca. Isto sem falar de algo que não vais sentir: que provavelmente reduziste bastante o risco de teres cancro de mama.  

Talvez estejas a pensar que estou a exagerar um pouco (ou muito) com todos estes benefícios por abandonar os sutiãs. Como te disse falo a partir da minha própria experiência, mas neste caso não só. Convido-te a dar uma vista de olhos neste recente estudo preliminar que analisou os efeitos experimentados por mais de 1000 mulheres que deixaram de usar sutiã. E se decidires dar uma oportunidade a esta experiência também podes fazer parte do estudo que ainda está a ser desenvolvido. Para encontrares mais informações visita este site: https://brafreestudy.com/

Would you prefer to read in English? clik here

Publicado por

Nico

Sou professora na universidade, empregada de loja, guia turística, designer de moda com a minha própria marca de acessórios, escritora, estudante, praticante de Yoga, activista e muitas outras coisas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s